CONEN BAHIA

CONEN - COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS-FÓRUM BAHIA

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

20 anos de lutas e vitórias


Os 20 anos da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) foram comemorados na noite de quinta-feira (17), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. A solenidade foi iniciada com representantes e integrantes de entidades do movimento negro na Bahia e em outros estados entoando o Hino Nacional da África da Sul, cuja letra começa com o verso “Deus abençoe a África” e prossegue pedindo a proteção divina e proclamando a liberdade.
A atuação da Conen e os esforços da entidade na luta contra o racismo e em prol de melhores condições de vida para a população negra foram destacados pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que requereu e presidiu a sessão especial.
Trechos de manifestações de rua e eventos promovidos pela Conen que valorizavam a cultura baiana com sua clara influência africana foram exibidos em um documentário sobre o dia a dia e vivências da instituição.
Marta Rodrigues ainda ressaltou a força do povo negro, mencionando ícones do movimento de resistência e da independência da Bahia que permeiam a história, como Zumbi dos Palmares, a guerreira Dandara, a heroína Maria Felipa e a revolucionária Luiza Mahin. “Essa história nos orgulha”, disse a vereadora.
Segundo o coordenador nacional da Conen, Gilberto Leal, existem hoje no Brasil mais de mil organizações negras, das quais 400 são filiadas à entidade nacional.
Convidada especial da sessão comemorativa, a deputada federal Benedita da Silva (PT) reafirmou a necessidade de inclusão social da comunidade negra. “Precisamos de mais saúde, mais emprego e mais oportunidades”, disse a parlamentar, que fez um resumo das participações relevantes da Conen nesses 20 anos.

Nenhum comentário: